Sistema de arrefecimento: o que devo saber
O sistema de arrefecimento é incumbido de manter o motor numa temperatura ideal de até 90ºC para que as peças não sofram por excesso de calor – não derretam – ou falta de calor – funcionem de maneira adequada, sem engasgos.
Este sistema é composto por radiador, ventoinha, válvula termostática, mangueiras, vaso de expansão, bomba de água e um fluido de arrefecimento que lubrifica todo esse processo e ajuda a manter o motor resfriado.
Mas como funciona o sistema de arrefecimento?
Cada parte tem uma função específica e juntos mantém o sistema de arrefecimento do motor. O radiador faz a troca de calor do conjunto, forçando a água do bloco do motor a esfriar quando necessário. Esse esfriamento ocorre com auxílio da ventoinha, que puxa o ar para dentro para ajudar no controle da temperatura do motor.
Já a válvula termostática controla a temperatura mínima do motor, isto é, impede a passagem do líquido de arrefecimento do motor para o radiador toda vez que o motor está numa temperatura muito baixa; é muito útil em lugares mais frios.
As mangueiras devem ter cuidado redobrado uma vez que são responsáveis pelo trânsito do fluido do sistema de arrefecimento. Elas podem ressecar, ficar entupidas ou ficarem velhas e gastas com o tempo. Sua vida útil é maior quando utilizamos um fluido de arrefecimento de qualidade. As mangueiras, por mais simples que pareçam, devem ser levadas até a distribuidora de autopeças no ES para ajuda com a troca.
O vaso de expansão ou reservatório de expansão serve para ajudar a diminuir a temperatura do fluido de arrefecimento, juntando este com ar comprimido ou nitrogênio. Finalmente, a bomba de água que é responsável pela distribuição de água por todo o sistema de arrefecimento de forma equilibrada, bem como a distribuição por igual do líquido de arrefecimento.
Este é o funcionamento do sistema de arrefecimento do motor de fluxo fechado e pressurizado, onde não há necessidade tão intensa de repor água e outros fluidos.
Quais os principais problemas desse sistema?
Como já dito, as mangueiras precisam de cuidado especial, já que são as peças que mais necessitam de troca por conta da sua fragilidade. Sua troca se dá em até duas horas e é de baixo custo.
O vaso de expansão e a bomba de água podem precisar ser trocados por quebra em tempo de uso. Também têm baixo custo e tendem a demorar de três a quatro horas para ser realizada a troca. O radiador também pode dar problemas, mas esta peça pode ser consertada, dependendo do problema, e não sendo necessária a troca.
Como evitar problemas no sistema de arrefecimento do motor?
Sempre que necessário, realizar a troca do líquido de arrefecimento e sempre fazer essa troca em um lugar de confiança – nunca em casa. Checar uma vez por semana o nível deste líquido para saber se é necessária troca, sempre com o carro frio. Também checar o nível de água constantemente para não haver problemas com o resfriamento do motor.
Tudo isso é necessário para que não tenha maiores problemas com o motor do carro, já que superaquecimento do motor interfere no seu funcionamento e, ao longo do tempo, pode causar danos mais profundos que necessitem de trocas de outras partes do motor.
O controle do funcionamento do sistema de arrefecimento é fácil de ser feito, uma vez que há o marcador no painel do carro que mostra a temperatura do motor. Ficar atento a este marcador ajuda na manutenção do sistema, bem como sempre cuidar da manutenção de peças específicas.
O que acontece se o carro estiver com o sistema de arrefecimento com mau funcionamento?
A elevação de temperatura do motor faz com que as peças comecem a derreter. Geralmente, a junta do cabeçote é a primeira peça a ser danificada – ela conecta o motor ao cabeçote. Sua troca pode custar de R$ 2.500,00 num carro popular brasileiro até R$ 10.000,00 em carros importados.
Entre outros problemas, a alta temperatura do motor pode fazer com que este chegue a fundir. A distribuidora de autopeças no ES tem todo o material necessário tanto para manutenção quanto para troca dessas peças se o pior acontecer.