Porque é importante saber como trocar a água do radiador
O radiador é um item do sistema de refrigeração do motor dos automóveis, peça muito importante que faz a troca de calor entre o ar e uma substância líquida. É fundamental se atentar a como trocar a água do radiador para manter o bom estado do motor.
O sistema de arrefecimento de um carro funciona da seguinte maneira: quando a temperatura ultrapassa o limite de funcionamento isso acaba gerando pressão e vapor, que precisam ser liberados através do reservatório do líquido de arrefecimento.
O radiador faz a troca de calor entre o ar e a água, ou outro composto liquido. Ele é composto por tubos de ventilação onde é feita a passagem de ar e a transferência de calor. A passagem de ar resfria o calor do líquido do arrefecimento, diminuindo a temperatura do veículo.
Se a água do radiador está sumindo ou se houver algum problema nesse sistema, ocorre o superaquecimento do motor.
Por esse motivo, é importante observar o ponteiro da temperatura. É fácil visualizar pois ele possui um reservatório acoplado com indicações mínimas e máximas.
Se a água do radiador está sumindo, ou seja, se o nível do líquido estiver próximo ou abaixo do mínimo indicado no ponteiro, é necessário fazer a troca da água.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de saber como trocar a água do radiador. É preciso saber os aditivos específicos para seu veículo, por exemplo.
se a água do radiador está sumindo mesmo depois de feita a troca do liquido, provavelmente existe um vazamento no sistema de arrefecimento. Nesse caso, é preciso procurar uma oficina mecânica para avaliação e buscar uma distribuidora de autopeças no ES para fazer a troca das peças necessárias.
Como trocar a água do radiador?
Para saber como trocar a água do radiador é importante seguir alguns passos.
Primeiro, a troca quando a água do radiador está sumindo deve ser feita sempre com o motor frio e o carro desligado. Dessa forma, é possível abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.
Nesse momento, antes de partir para como trocar a água do radiador é preciso analisar o líquido que foi escoado. Se ele estiver marrom, o que pode ser que seja ferrugem, é preciso lavar o reservatório do radiador com água, deixando apenas água circular dentro dele até que ela saia totalmente limpa.
Depois disso, é preciso retirar o recipiente, lavar bem com água, e colocar novamente, conectando a mangueira.
A partir disso pode-se partir para como trocar a água do radiador. É importante se atentar ao tipo de liquido. Não se deve colocar nem apenas água, nem apenas aditivo.
O procedimento de como trocar a água do radiador deve ser feito a partir de uma mistura concentrada de aditivo com água, sempre seguindo o manual, o que é, geralmente, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.
Depois, é só colocar essa mistura no reservatório, enchendo até a indicação máxima e tampando.
É importante sempre verificar se a água do radiador está sumindo. Em caso de vazamento é preciso levar o carro em uma mecânica.
Cuidados com o sistema de arrefecimento do carro
Agora que você já sabe como trocar a água do radiador, é preciso entender alguns outros cuidados específicos com o sistema de arrefecimento do carro.
Como mencionado, não se deve utilizar apenas água, ou apenas aditivo, mas sim uma mistura. Existem aditivos orgânicos, inorgânicos e sintéticos e cada motor precisa de um tipo especifico, por isso veja no manual qual é o compatível para seu veículo. Usar um aditivo errado pode causar inúmeros problemas para o motor, inclusive sendo uma das causas de quando a água do radiador está sumindo.
Além de se atentar a como trocar a água do radiador e que líquido utilizar, é preciso cuidar o entupimento do radiador, verificar se a mangueira não está rachada e se o ventilador está funcionando corretamente.
Isso tudo garante uma vida útil maior do sistema, previne danos futuros, enferrujamento, entupimentos e vazamentos.
O procedimento de como trocar a água do radiador precisa ser feito apenas quando o carro esfriar. Fazer a troca ou encher o reservatório com o carro ainda quente pode danificar o motor e inclusive gerar acidentes por causa da alta temperatura.
Faça revisões periódicas no seu carro. Procure uma mecânica para análises preventivas, e se caso a água do radiador está sumindo, verifique com um especialista a necessidade da troca dos componentes em uma distribuidora de autopeças no ES.
Sabendo como trocar a água do radiador e os cuidados indispensáveis com esse sistema você irá garantir o bom funcionamento de todo o automóvel, além de ter menos gastos e problemas no futuro.