O motor do seu carro está falhando? A camisa do pistão pode estar com folga. Veja como descobrir
Se você sentir que o carro está fraco e falhando, a causa pode ser uma folga na camisa do pistão! Mas não se desespere: tem solução! Dentre as diversas causas responsáveis que podem ocasionar um motor fraco e falhando, a camisa do pistão é uma das menos lembradas na hora do diagnóstico.
Neste artigo, você vai entender o porquê muitas vezes o seu carro apresenta este alerta de motor fraco e falhando e como solucionar. Acompanhe!
O que é e onde fica a camisa do pistão?
Os cilindros ficam alojados dentro do bloco. É nesse componente que ocorrem os pistões quando o motor está em pleno funcionamento. Essas peças também são conhecidas como camisas e geralmente são fabricadas com materiais que promovem uma maior resistência e menos atrito, como ferro com adição de crômio, níquel e magnésio, por exemplo.
E como funcionam as camisas do pistão?
As camisas de motor ajudam a direcionar o movimento em conjunto com o pistão, dissipando as altas temperaturas ocasionadas por conta dos atritos entre os componentes internos.
Além disso, aumentam a vedação dos gases gerados durante o processo de combustão.
As camisas de motor também têm a função de proteger as peças que ficam em seu interior, evitando o desgaste e, consequentemente, aumentando o tempo de vida útil dessas peças, o que significa mais economia.
Os cilindros são responsáveis por promoverem a força de potência para que o motor alcance velocidades elevadas.
Portanto, todas as peças e componentes do cilindro precisam estar em boas condições, garantindo a manutenção das funcionalidades.
Componente insubstituível, as camisas precisam estar em perfeitas condições para o bom funcionamento do motor, pois fazem parte da estrutura do bloco.
Como surge o problema na camisa do pistão?
Isso ocorre conforme a utilização do veículo, com o tempo, digamos assim.
Até 90% da força de pressão total dos anéis de compressão é gerada pela pressão de combustão durante o ciclo de trabalho.
Os gases de combustão surgem nas ranhuras dos anéis e chegam, assim, à parte de trás dos anéis do pistão. Aí, a pressão de combustão reforça a força de pressão dos anéis de segmento na parede do cilindro.
Este reforço atua sobre o primeiro anel de compressão e, de forma mais fraca, sobre o segundo anel de compressão.
Se houver um problema na camisa do pistão, o que fazer?
Um procedimento recomendado é o de encamisamento do motor!
Como estão em constante funcionamento, o cilindro começa a desgastar com o tempo, causando uma saída de fumaça do escapamento maior e diminuindo o rendimento do carro.
De maneira geral, os condutores tendem a procurar as retíficas quando o cilindro já está bastante danificado, o carro já está apresentando há algum tempo sinais de motor fraco e falhando. Ir a retifica acaba aumentando os gastos com a manutenção, sendo em muitos casos recomendado o descarte e substituição do bloco.
Encamisar o motor significa colocar material novo, retificando seu diâmetro interno do cilindro.
Ou seja, a parte desgastada é substituída e a superfície onde ocorre o pistão é acertada. O diâmetro passa a ser maior, permitindo que o motor possa passar por até mais quatro retíficas de cilindro.
Nesse processo, os componentes móveis como anéis, pistão, trava de fixação e pino são substituídos por peças novas, mas o preço pelo serviço pode variar de acordo com o serviço realizado.
Assim, após encamisar, o motor ganhará cilindros praticamente novos, permitindo o melhor assentamento das peças, sobretudo dos anéis, recuperando o motor e oferecendo durabilidade semelhante aos motores novos.
Vale ressaltar que, para que o encamisamento do cilindro tenha o resultado esperado, é muito importante que o processo seja feito em retíficas confiáveis, ou seja, que tenham boa procedência.
Quer saber mais sobre o assunto? Está procurando uma Auto Peças no Espírito Santo?
Entre em contato com a Zap Auto Peças, em Serra e em Vila Velha pelo (27) 3094-8650 | (27) 3075-5668