O rolamento do carro é um grupo de esferas de aço que ficam presas entre anéis de metal para ajudar na rotação da roda, sem muito atrito. Quando temos problema no rolamento do carro, é identificado por um som áspero vindo das rodas, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas.
O ruído aumenta de acordo com a distância que o carro percorre, mas não confunda o som do pneu desgastado com o problema no rolamento do carro. Por isso, cheque sempre os pneus e então o rolamento do carro.
Ficou com dúvidas ainda? Acompanhe este artigo para resolvê-las!
O que é o rolamento do carro?
Também chamado de rolamento de roda, é um grupo de esferas presas entre dois anéis de metal, uma maior e um menor. Eles fazem com que a roda gire com o menor atrito possível e são usados em todos os tipos de veículos com rodas. Nos carros, o rolamento é montado em um eixo metálico e cabe firmemente dentro do cubo da roda, que é um pedaço de metal oco no centro da roda. O cubo segura os parafusos do pneu.
Rolamento barulhento é perigoso
Quando o rolamento está com problemas, só sabemos se dirigirmos o carro. Faça alguns testes para saber se esta é a peça com defeito: Quando o rolamento do carro está com gasto ou quebrado, o ruído aumenta com o tempo; é o mesmo som de quando os pneus batem em algo metálico, á vezes como o som de cartas batendo no aro de uma bicicleta.
Dirija o carro a 60 km/h e movimente o volante levemente para os lados, deslocando o peso para os lados para descobrir onde está o problema. Recomendamos 60 km/h para não haver perda no controle do carro, e que faça movimentos suaves para o mesmo fim. Observe se o ruído muda para a esquerda ou para a direita e aí descobrimos o problema no rolamento do carro.
Note que os pneus também podem fazer esse mesmo barulho quando estão gastos, portanto verifique os pneus antes de assumir que o problema está nos rolamentos.
Como saber se há problema no rolamento do carro
Procure um mecânico de confiança, como os que temos na distribuidora de peça automotivas no ES e ele fará um diagnóstico que é colocar o veículo em um elevador, funcionar o carro até os 60 km/h e colocará um estetoscópio no cubo de cada roda para ouvir o barulho que faz. Não tente este procedimento em casa, pois é de grande perigo para quem não sabe bem o que está fazendo. Pelo ruído, o mecânico estará pronto para te dar um diagnóstico e trocará as peças que estão com defeito.
Os rolamentos são peças que demoram a falhar e precisar de troca, mas se um rolamento está desgastado e precisando de troca, não ignore, pois ele pode fazer com que a roda pare de girar fazendo com que você perca o controle do carro enquanto o dirige. Mas se um falha, todos tem que ser trocados? Não necessariamente. Os rolamentos são peças que falham em casos extremos apenas.
É caro uma troca de rolamentos? Um pouco, por conta de todo o trabalho que dá chegar até os rolamentos, especialmente em carros de tração nas quatro rodas. Além de ser trabalhoso, é algo complicado, portanto, deixe que um profissional de confiança fala este serviço para você, para garantir que nada dê errado durante e depois da troca.
Venda de peças automotivas no ES
Precisa de um diagnóstico de um mecânico? Procure a distribuidora de peças automotivas no ES, onde faremos um diagnóstico do seu carro e te daremos um atendimento especial com aquele preço camarada que você já deve conhecer!
Siga nosso blog para saber mais sobre nossos serviços e para ficar em dia com os cuidados com o seu carro.