Cuidados com o carro no inverno
Durante o inverno, não somos só nós que precisamos de mais atenção para não ficar doentes. Veja a seguir alguns cuidados com o carro no inverno e também cuidados com a bateria do carro.
Mas por que ter esses cuidados? Ninguém gosta de panes sem explicação no meio do trânsito ou o famoso “ficar a pé” por conta de problemas que poderíamos ter evitado. Seu carro precisa de mais atenção do que você imagina no inverno!
O carro não trabalha da mesma forma em períodos frios, como a bateria, ignição de motores flex ou a etanol, por isso preste atenção nas dicas a seguir, não só para o bom funcionamento do carro, mas também para sua segurança.
Cuidados com a bateria do carro
Esta é uma parte do carro que sofre maior desgaste em temperaturas frias, pois precisa de alta amperagem para funcionar e, com o clima frio, a capacidade de armazenamento pode ficar prejudicada por conta do óleo lubrificante que fica mais viscoso e exige mais da bateria para funcionar o carro. Ligar o carro e dar leves aceleradas com ele parado pode ajudar a manter a bateria a manter seu funcionamento normal e diminuir a chance dela se desgastar rapidamente.
Uma boa opção também é ir até a distribuidora de peças automotivas no ES e checar todos os componentes da bateria, para garantia de que estão funcionando bem e para tirar quaisquer dúvidas sobre este componente e outros.
O reservatório de gasolina deve estar sempre cheio
Nos carros que funcionam tanto com etanol e gasolina, ou só com etanol, existe esse compartimento de gasolina para ajudar a ignição do carro. Ele deve estar sempre cheio, pois o etanol não funciona bem em clima frio e necessita dessa ajuda para dar partida no carro. Aqui, recomendamos a utilização de gasolina aditivada, para uma melhor performance num dia muito frio ou quando o carro passou dias sem ser ligado. Este reservatório precisa de mais ou menos um litro apenas de combustível.
Calibre os pneus
Quando não estão calibrados, os pneus tendem a murcham e com isso, consumir mais combustível além de aumentar o desgaste dos pneus. Por isso, mantenha-os sempre calibrados para não ter esses tipos de problemas. É uma questão de segurança também, pois com o tempo úmido, as estradas e ruas ficam molhadas e, se o pneu está careca, é maior a probabilidade de derrapagem.
Palhetas
O tempo frio desgasta essas peças por serem feitas de borracha, acontece o ressecamento e então elas param de funcionar, isto é, não limpam mais o para-brisa direito. Com isso, o risco de machucar o vidro são maiores. É também questão de segurança porque durante uma chuva, você perde visibilidade. As palhetas devem ser trocadas a cada três meses, ou consulte seu fabricante para o caso de ter validade maior ou menor. Esteja sempre atento aos sinais.
Reservatório de água do para-brisa
Com o aumento dos ventos, muita sujeira é carregada para o carro. Ter o reservatório de água do para-brisa sempre cheio é questão de segurança para limpar os vidros. Recomendamos que esta água seja mesclada com algum detergente próprio para melhor limpeza dos vidros. A distribuidora de peças automotivas no ES pode te indicar os melhores produtos!
Ar-condicionado
Sim, é inverno e o que menos fazemos nessa época é ligar o ar-condicionado. Contudo, fazê-lo funcionar previne que haja rachaduras em suas mangueiras e a proliferação de fungos e bactérias. Ligue-o por 15 minutos na semana para não ter dores de cabeça quando o calor voltar.
Pintura
Para quem mora em lugares muito frios, é comum acontecerem as geadas nesse período do ano. Portanto, mantenha o polimento da pintura em dia e, se acontecer de acordar com o carro cheio de gelo, deixe que derreta ou retire com água fria, nunca esfregue.
Distribuidora de peças automotivas no ES
Mesmo com todos esses cuidados, teve algum problema? A distribuidora de peças automotivas no ES pode te ajudar! Siga-nos nas redes sociais e o nosso blog para saber mais e melhor sobre a manutenção e cuidados com seu veículo.