Entenda Como Funciona o Sistema de Direção Hidráulica
A direção hidráulica é um sistema que utiliza de uma série de componentes para tornar a condução mais simples e leve, diminuindo o esforço do motorista.
A tecnologia não é tão nova, por volta de 1900 já existem registros de automóveis com direção hidráulica, mas a consolidação mesmo veio em 1950, com o lançamento do carro Chrysler Imperial.
Por muito tempo a direção hidráulica foi considerada artigo de carros de luxo, mas atualmente está presente na maioria dos automóveis, inclusive nos populares.
Essa direção usa a mecânica de fluidos, que aciona uma série de componentes do sistema de direção hidráulica quando o motorista faz alguma manobra. Ela torna o processo mais leve a experiência ao dirigir otimizada.
É importante conhecer quais são esses componentes para que você saiba o que precisa ser revisado no seu veículo. Caso algum problema aconteça, você pode contar com a ZAP, loja de autopeças em Serra – ES, para fazer a substituição com peças nacionais e importadas!
Componentes do Sistema de Direção Hidráulica
Antes da direção hidráulica, os automóveis tinham a chamada direção mecânica, que tornava a condução muito mais difícil, porque o motorista precisava usar sua própria força para girar o volante.
Nesse sistema, quando o condutor fazia a manobra com o volante, o movimento era levado à caixa de direção através da coluna de direção. Depois, por meio das barras, isso chegava às rodas que controlavam a posição do carro.
Por ser um sistema mais simples, a direção mecânica raramente apresentava problemas e a manutenção era mais fácil. Entretanto, a experiência ao dirigir era muito mais desconfortável.
Para resolver isso, contamos com a direção hidráulica. Como mencionamos, ela usa da mecânica de fluidos para transmitir os movimentos feitos pelo motorista as rodas.
Disponíveis na loja de autopeças em Serra – ES, os principais componentes do sistema de direção hidráulica são:
Bomba Hidráulica
Um dos mais importantes componentes, a bomba hidráulica é responsável pela pressão do óleo, gerando energia para que o sistema de direção funcione.
Caixa de Direção
Dentro da caixa de direção existem alguns componentes do sistema de direção hidráulica: o pinhão, a cremalheira, a válvula e o cilindro hidráulico.
Quando o motorista gira o volante, o pinhão é a peça responsável por transmitir isso à cremalheira, uma barra dentada que passa o movimento para as rodas.
A válvula rotativa fica na coluna de direção, e sua função é direcionar para qual lado do cilindro o óleo irá, de acordo com o movimento do volante.
O cilindro hidráulico é um atuador mecânico, que converte o fluido de energia hidráulica em energia mecânica, para que seja possível criar o movimento linear do veículo.
Reservatório de óleo
Trata-se do espaço de armazenamento dos fluidos utilizados para que a direção hidráulica funcione. O nível de óleo e suas funções lubrificantes devem estar adequadas, por isso é importante que esse reservatório passe por manutenções periodicamente.
Tubulações
Dentre os componentes do sistema de direção hidráulica, existem várias tubulações de alta e baixa pressão, que tem a função de fazer o fluido circular.
Para resumir como funciona a direção hidráulica:
Como você viu, os componentes do sistema de direção hidráulica atuam em conjunto para dar uma condução bem leve ao motorista. Para resumir de uma forma bem simplificada, funciona assim:
- A bomba hidráulica é acionada assim que o motor é ligado, gerando pressão nos fluidos do reservatório;
- Quando o motorista faz o giro com o volante, a barra de torção também gira, acionando o pinhão e em seguida a cremalheira;
- Isso chega na válvula rotativa, que transmite o óleo sob pressão para um dos cilindros, de acordo com a posição indicada pelo volante;
- Os cilindros hidráulicos transformam energia hidráulica em energia mecânica, gerando movimento para as rodas se moverem no ângulo desejado.
Cuidados com a Direção Hidráulica do seu Carro
Sem dúvidas a direção hidráulica veio para facilitar nossas vidas e tornar o momento de dirigir algo muito mais tranquilo, leve e simples. Mas, como qualquer outro sistema do seu automóvel, os componentes do sistema de direção hidráulica também precisam ser bem cuidados e revisados.
Um dos primeiros cuidados que você tem que ter se seu carro tem direção hidráulica, é em relação aos fluidos do reservatório do seu sistema.
Os automóveis possuem uma série de óleos e fluidos que são essenciais para seu funcionamento, e isso é um dos itens principais que devem ser revisados na manutenção periódica.
É preciso prestar atenção ao nível de óleo do reservatório, se existem vazamentos e se ele precisa ser trocado, para que não haja prejuízos com os demais componentes do sistema de direção hidráulica.
Outra recomendação muito importante é evitar forçar demais o volante até o final do giro, de qualquer um dos lados. Isso acaba forçando a mecânica e prejudicando os componentes do sistema de direção hidráulica.
Agora que você conhece quais são os itens da direção hidráulica, lembre-se de sempre pedir a manutenção desses elementos. Se precisar substituir algo, conte com a ZAP. Nossa loja de autopeças em Serra – ES trabalha com os principais fabricantes de peças para carros nacionais e importados, todos com certificação de procedência e garantia!