Diferença: Freios a Disco x Freios a Tambor
Você sabe qual é a diferença entre freios a disco e freios a tambor?
É só lançar algum modelo novo que todos já querem saber se as rodas traseiras estão utilizando freios a tambor.
Os freios a disco representam a evolução, então, por que ainda vemos freios a tambor por aí?
Para explicar o assunto, a ZAP Auto Peças vai te apresentar todas as vantagens e desvantagens dos dois tipos de freios.
Entenda de verdade qual a diferença entre freios a disco e freios a tambor:
Quando tratamos dessa diferença entre os freios a disco e freios a tambor, o que difere os dois é o direcionamento da força aplicada à roda no momento da frenagem.
Se, por um momento, a força aplicada nos freios a disco é lateral, com a pressão de lonas paralelas à superfície, nos freios a tambor essa pressão é vertical.
Nos freios a tambor, a eficiência de frenagem é exponencial devido à maior superfície de contato entre as lonas e a panela.
Já nos freios a disco, temos discos de ferro fundido ou cerâmica, ligados diretamente à roda do veículo.
Os freios a disco são bem mais eficientes!
Além de serem mais fáceis de encontrar, os freios a disco são bem mais eficientes.
Isso porque são mais leves e possuem menos componentes: o rotor (disco em si), a pinça e o pistonete que empurra a pastilha de freio contra o disco.
Além do peso menor, ele traz a vantagem de uma grande dissipação de calor. Entretanto, a significativa diferença entre freios a disco e o freio a tambor é a popularidade entre eles: os freios a disco estão praticamente em todos os carros populares.
Todos os veículos de passeio utilizam freios a disco no eixo dianteiro. Em automóveis sofisticados, esse sistema também é aplicado nas rodas do eixo traseiro.
Mas, se os freios a disco são tão populares e eficientes, por que ainda usamos o tambor?
Esta é uma explicação bem interessante e que deixa bem clara a diferença entre freios a disco e o freio a tambor.
Observe que, durante uma frenagem, todo o peso do carro é transferido para a dianteira, ocasionando uma espécie de “mergulho”.
Nessa situação, os freios dianteiros são mais exigidos, pois o peso está direcionado para lá.
Utilizar freios a disco é a melhor opção?
Sim, mas não é sempre que sua eficiência extra é necessária, em algumas vezes, pode ser até dispensável, possibilitando o uso dos freios a tambor.
O freio a disco traz mais custo-benefício?
Sim, mas, conforme já dito, nem sempre a sua eficiência extra é necessária. Algumas vezes, pode ser apenas um custo dispensado.
Principalmente em carros compactos e em veículos de passeio, o freio a tambor, por outro lado, cumpre muito bem a função sem cobrar a mais por isso.
Tanto que, mesmo quando há freio a disco na traseira, os rotores e as pinças são menores, pois não precisam trabalhar de maneira tão intensa quanto no eixo frontal.
Entende como a diferença entre freios a disco e freios a tambor existe, porém, não é tão perceptível?
Principalmente quando o comparativo se resume à eficiência x custo-benefício.
Aprenda mais sobre a diferença entre freios a disco e freios a tambor!
Além da diferença de rendimento entre eles, também vale ressaltar a questão da manutenção.
Por conta da simplicidade, o modelo a disco tem uma manutenção muito mais rápida e mais barata.
Na verdade, o que faz seu preço ser mais alto na hora da compra é o custo de fabricação do próprio disco. O conjunto duplo de freios traseiros também, já que são montados com dois sistemas separados: Um para o freio de estacionamento e outro para os freios comuns.
Já quando falamos da manutenção no freio a tambor, o cenário se modifica.
Mesmo sendo menos frequente, a cada 50.000km, o custo pode ser bem mais elevado do que se espera.
E então, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a diferença entre freios a disco e freios a tambor? Conseguiu se decidir qual é a melhor opção?
Se quiser saber mais sobre as peças, a ZAP Auto Peças estará pronta para te atender!
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