Saber o momento certo de trocar as pastilhas de freio é algo um pouco difícil e complicado, até porque trata-se de um componente que permanece escondido atrás da roda. No entanto, existem alguns sinais de que podem indicar problemas nas pastilhas, já que essa peça atua em contato com o disco de freio e ao acionar o pedal, produz o atrito, fazendo com que o carro diminua a velocidade e pare completamente.
A pastilhas de freio são os componentes, que, em tese, sofrem desgaste mais acelerado. Isso porque, são essas peças que tocam os discos, desacelerando as rodas e imobilizando o veículo. A superfície de atrito das pastilhas é um composto de resinas, fibras e fragmentos metálicos. Esse material vai se desgastando naturalmente em função do atrito com o disco, que por sua vez é feito de liga metálica.
Mas qual é o momento ideal de trocar as pastilhas de freio do carro?
Quilometragem
A quantidade de quilometragem exata para se trocar a pastilha de freio do carro varia de acordo com a forma como você dirige e os obstáculos enfrentados no tráfego, ou seja, se você mora em um local com muitas descidas e subidas, consequentemente suas pastilhas terão uma vida útil menor.
O mesmo vale para situações em que o motorista utiliza muito o ponto morto e não aposta no freio motor para auxiliar nas frenagens. Neste caso, os freios sofrem mais. No entanto é essencial ficar atento ao excesso de quilometragem e sempre fazer uma revisão periódica do veículo.
Sons agudos na frenagem
Sons agudos na frenagem também pode ser um sinal de que as pastilhas de freio do carro estão desgastadas. Aqueles chiados agudos significam que a pastilha está acabando e já está contato metálico com o disco de freio. E se essa situação perdurar e não fazer a troca da peça a tempo, será preciso investir um valor maior no reparo.
Ineficiência ao pisar no freio
Outro sinal característico de desgaste da pastilha de freio do carro é a falta de eficiência do freio. Ou seja, ao pisar no pedal, se ele estiver muito baixo e o carro demorar para parar completamente, é sinal de que já passou da hora de trocar a peça. Neste caso, muito provavelmente, já deve haver danos no disco. Por isso, é importante solicitar uma verificação geral do sistema.
Indicação eletrônica
Alguns carros mais modernos possuem um sistema de alarme na pastilha de freio do carro, portanto, quando chega a hora de trocá-la, um sensor avisa por meio de luzes no painel.
Cuidados ao realizar a troca das pastilhas de freio
Durante a troca das pastilhas de freio do carro, é preciso fazer a manutenção também dos discos de freio, lembrando que não precisam, necessariamente, ser trocados junto com as pastilhas. Isso porque, tudo vai depender das condições do componente e de como o procedimento é realizado. Se o disco ainda tem espessura dentro do limite, o passe pode ser feito. Porém, se estiver empenado, superaquecido (vitrificado) ou com espessura próxima do nível mínimo, esse procedimento não é recomendado.
Cabe ainda ressaltar que, o perfeito assentamento das novas pastilhas acontece nos primeiros 200 km ou até 500 km rodados em perímetro urbano. Durante esse período, pode ocorrer alguma perda de eficiência ou superaquecimento durante as frenagens. Assim, o condutor deve evitar freadas bruscas ou contínuas, além de carregamento excessivo do veículo durante esse período.
Outra dica importante é que os discos e pastilhas de freio devem ser substituídos sempre aos pares, em que cada eixo deve receber novos componentes em ambos os lados, para não causar desestabilização na hora da frenagem.
Fique atento com o freio de carro no eixo traseiro
Como concentram a maior parte do esforço de frenagem, os freios das rodas dianteiras geralmente desgastam-se mais rapidamente. Por isso, alguns motoristas acabam esquecendo de verificar os componentes do eixo traseiro. E esse é um grande erro, capaz de colocar a segurança dos ocupantes do veículo em risco.
Embora existam dois tipos de freios de eixos traseiros, a maioria dos carros têm um sistema a tambor, que é formado por lonas e sapatas. Já automóveis mais sofisticados são equipados com freio a disco nas quatro rodas. Ambos os tipos de arquitetura sofrem desgaste natural e, portanto, precisam passar por manutenção. Não se esqueça disso!
Além disso, procure por uma distribuidora de peças automotivas no ES que seja reconhecida por oferecer produtos de qualidade e procedência.