O que é um pivô de suspensão
O pivô de suspensão é considerado uma peça automotiva relativamente simples, mas que pode apresentar sérios problemas quando não feita a manutenção adequada.
No caso de uma quebra do pivô de suspensão por exemplo, a conexão do sistema de direção com as rodas é completamente perdida, o que pode gerar sérios acidentes.
Também conhecido como pino esférico ou articulação, trata-se de um componente feito em metal e borracha, responsável por conectar a carroceria ou o chassi do carro a componentes como o telescópio e manga de eixos.
Dependendo do modelo de veículo, esse componente pode vir fixado por rebites, parafusos ou prensado na bandeja de suspensão. Sua função é permitir o movimento angular das rodas.
Entenda como o pivô de suspensão funciona
Uma das pontas do pivô de suspensão é conectada à parte rígida do veículo, enquanto a outra extremidade, por sua vez, conecta-se às peças móveis. Quando as rodas sobem, descem ou viram, ele permite que esse movimento seja feito sem forçar nenhum componente, graças a uma esfera e buchas de borracha.
Devido a sua funcionalidade, vale ressaltar que esse item sofre bastante na rotina de um motorista, principalmente em ruas mais esburacadas. Isso porque, ele costuma passar por muitos impactos e, dependendo do ângulo das rodas, pode suportar quase todo o peso do carro. Por isso, é fundamental prestar atenção em sua manutenção.
Tipos de pivô
Antes de saber quanto trocar o pivô de suspensão, é fundamental conhecer os diferentes tipos, que podem ser classificados como:
pivôs rebitados: considerados o tipo mais complexo por ter ligações diversas ao longo da peça;
pivôs de regulagem: tem formato “meia lua”. Uma parte liga-se na cambagem e outra, mais curvada, fica associada ao cáster;
pivôs blindados: é facilmente reconhecido por ter formato “chapado”. Ou seja, não sobressai em relação à bandeja de suspensão, local onde fica posicionado.
Na maior parte das vezes, quando for trocar o pivô de suspensão, a substituição pode ser realizada sem que envolva as bandejas ou braços do sistema.
Quando a troca do pivô de suspensão deve ser feita
Os pivôs devem ser checados em toda manutenção veicular, no caso de apresentarem folgas ou algum indício de queda de roda. Se o pivô quebrar, o cubo e a suspensão se desconectam.
A manutenção do pivô da suspensão deve ser feita segundo as especificações do fabricante, descrito no manual do veículo. Porém, no caso de o condutor trafegar em pistas muito irregulares, no campo ou passar por muitos obstáculos, é recomendado que faça a manutenção em intervalos menores.
Manobras bruscas em pistas desniveladas afetam a durabilidade do sistema de suspensão.
Para trabalhar no reparo desse item, é fundamental você lembrar que a suspensão absorve as tensões, forças e impactos gerados por buracos e demais imperfeições e avarias das estradas, minimizando a transmissão dos efeitos da irregularidade da pista de rodagem para os passageiros do carro.
Devido às más condições de estradas trafegadas, agravadas pelas características esportivas de condução dos veículos, o período de substituição dos componentes fica indeterminado.
Sempre que a coifa de proteção estiver rasgada, o pivô de suspensão deve ser substituído pela falta de lubrificação e contaminação de agentes externos.
Até porque, uma simples folga no pivô compromete a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Também provoca ruído na passagem em pequenas ondulações na pista ou na frenagem e principalmente provoca um desgaste irregular dos pneus.
Cabe ainda ressaltar que o pivô é uma das peças automotivas mais importantes para a segurança do veículo, pois influi diretamente no seu comportamento.
Na maioria dos veículos, o pivô pode ser substituído sem a troca das bandejas ou braços de suspensão, sendo que para uma boa manutenção da geometria do veículo o componente deve ser trocado em conjunto (par). E não esqueça, sempre que é feita a substituição dos pivôs é necessário fazer o alinhamento da geometria da direção.
Lembre-se, outras peças da suspensão podem ser danificadas, como as buchas de balança e coxins e na ZAP Autopeças – Distribuidora de Peças Automotivas no ES você encontra diversos itens para carros nacionais e importados.