A bateria do carro é responsável por abastecer todos os componentes elétricos do automóvel, como os equipamentos de som, de ar-condicionado, vidros elétricos, sinalizadores do painel de bordo, entre outros.
Apesar de tantas funcionalidades, a principal delas considerada a mais importante é movimentar o pistão e gerar a faísca para a explosão dentro do cilindro, iniciando o motor e participando do seu funcionamento.
Por ser recarregável, a bateria do carro utiliza da energia do motor para manter a carga interna. E embora seja capaz de durar longos períodos sem se preocupar com recargas, existem alguns fatores que podem diminuir sua vida útil. Por isso, é preciso estar atento aos sinais que indicam problemas na bateria.
Principais causas dos problemas na bateria do carro
Oxidação
Normalmente, uma bateria apresenta mal funcionamento quando não tem carga interna o bastante para alimentar o motor ou não consegue transmitir essa carga.
Essa situação pode acontecer por conta de várias causas, a começar pela oxidação, no qual os pólos sujos com uma substância branca ou esverdeada atrapalha a transmissão elétrica. Para resolver esse tipo de problema, a recomendação é retirar os conectores e realizar a limpeza com lixa.
Veículo parado por um longo período
Geralmente, quando o automóvel permanece um bom tempo parado é comum perder a carga, isso acontece pelo fato de se esgotar completamente. Diante dessa situação, a única alternativa é recarregar a bateria e ela voltará a funcionar normalmente.
Chave na ignição por muito tempo
Muitos podem imaginar que é besteira, mas, deixar a chave na ignição (quando ela está girada até acender as luzes do painel, mas não para dar partida no motor), mesmo que por esquecimento, é um dos problemas mais frequentes que resulta em bateria descarregada. Isso porque, o tempo que a chave ficou na ignição, a bateria estava sendo consumida e o motor não estava ligado.
Esquecer faróis ligados
Esquecer faróis ligados é um hábito terrível que muitos motoristas têm e se em alguns casos que podem permanecerem acesos durante a noite inteira, a probabilidade de a bateria descarregar no outro dia de manhã é gigantesca. Para evitar esse problema, sempre se certifique de que não esqueceu nada ligado, tal atitude pode salvar sua bateria e evitar prejuízos.
Problemas com luzes internas
Sabe aquela luzinha que tem dentro do porta-luvas? Ou aquela que fica na parte de trás dos passageiros? Então, qualquer problema com a ligação dessas luzes pode ocasionar o problema de bateria descarregada.
Neste caso, é importante levar o carro em uma oficina especializada em elétrica para que identifique o problema e o corrija, pois, por mais ligações diretas que você faça no carro, uma hora a bateria não irá mais aguentar e a única saída será trocá-la.
Bateria muito antiga
A bateria do carro geralmente possui uma vida útil entre 2 anos a 2 anos e meio, podendo variar de acordo com a maneira que o motorista utiliza o veículo. No entanto, quando ela começa a apresentar vários problemas, o que impede de dar a partida com facilidade, mesmo com o reservatório de partida a frio cheio, provavelmente, está na hora de realizar a troca.
Como é possível verificar os problemas na bateria do carro
Apesar de não existe um indicador exato de que a bateria do carro descarregou, isso porque, em alguns casos é possível se deparar com um sinal que é preciso ficar em alerta. Aquela luz que aparece no painel, diz respeito ao sistema de retroalimentação elétrica e deve se apagar logo que o carro começa a funcionar. Caso contrário, toda a carga da bateria será consumida e o motor não terá mais ignição, parando de girar.
Outro fator importante a ser observado que pode ser um grande indício de bateria descarregada é quando o carro está demorando demais para ligar, sinal de carga baixa. Além dos picos de energia, onde as luzes ficam mais fracas na hora da partida ou quando não há aceleração. Se estiver com suspeitas, faça um teste: ligue os faróis de frente para uma parede. Se a luz ficar mais forte quando você pisa no acelerador, é hora de trocar ou recarregar a bateria.
Vale ressaltar que, o ideal é não deixar que a carga acabe completamente, por isso esteja atento aos sinais e, se o carro não estiver sendo usado com frequência, ligue o motor ao menos uma vez a cada quinze dias, para evitar descargas.
Lembre-se também em contar com uma boa loja e distribuidora de autopeças no Espírito Santo de qualidade na hora de fazer a troca da bateria do carro, dessa forma, as chances de trazer problemas antes mesmo do esperado, são mínimas.