O cabeçote do motor desempenha uma função crítica para os motores Ciclo Otto (ou quatro tempos) dos automóveis. Esta peça assume a função de fechar os cilindros do motor na parte superior do bloco deste conjunto. E isto é de fundamental importância para formar a parte superior do fechamento dos cilindros e permitir o controle do fluxo de gases através dos dutos de admissão e escape, assim como tem a função de alojar as válvulas e mecanismos de distribuição do sistema de combustão.
Sem dúvidas, o cabeçote é uma peça muito importante para todo o processo de combustão do motor de um automóvel. Mas você já parou para pensar sobre a sua função principal? E quais são os componentes do motor do carro que estão em interface com ele? É sobre isso que vamos falar nesta leitura!
Até aqui você já sabe qual é a função básica do cabeçote do motor. Ele atua como elemento de controle de fluxos de gases da combustão, alojando as válvulas de admissão e escape, e permite a circulação do líquido de arrefecimento do motor.
Quantas funções, não é mesmo? Levando em conta todas estas utilidades, podemos concluir então que ele possui três funções principais: a primeira está relacionada com o fechamento dos cilindros. A segunda função, com o alojamento dos mecanismos de distribuição do motor. E a terceira, com o direcionamento dos gases que passam pelos dutos de admissão e escape no motor do automóvel.
Para garantir a funcionalidade do seu automóvel, a nossa loja de autopeças em Serra, ES – ZAP Auto Peças oferece produtos de alta qualidade como Juntas TAKAO para motores Diesel, Ciclo Otto e empilhadeiras.
O cabeçote do motor tem como principal função o fechamento do bloco superior dos cilindros do motor. Também tem a função de conduzir os gases das válvulas de admissão e escape do motor, além de alojar as válvulas e mecanismos de distribuição. Esta peça está localizada na parte superior do bloco de cilindros do motor. Para motores a gasolina, os valores de pressão suportados pelo cabeçote podem variar entre 120 e 200 psi. O cabeçote também funciona como elemento de suporte ao resfriamento, permitindo a circulação do líquido de arrefecimento.
Dentre as peças para motor, o cabeçote possui valores de torque para o seu aperto no bloco superior do motor, que podem variar: 40 a 70 Nm para motores a gasolina de 4 cilindros, e 80 a 120 Nm para motores maiores de 6 ou 8 cilindros. Além disso, esta peça pode auxiliar na absorção de até 70% do calor produzido pelo motor a partir da condução do fluído de arrefecimento nos dutos.
A nossa loja de autopeças em Serra, ES fornece Juntas TAKAO para a função de vedação de gases e fluídos. Portanto, embora o cabeçote do motor tenha a função principal de fechamento do bloco do motor, alojamento e condução de gases e fluídos as juntas de vedação impedem que ocorram vazamentos de óleo ou líquido de arrefecimento.
Funções principais do cabeçote do motor: Fechamento do bloco motor, alojamento e condução de gases e fluídos
As principais funções do cabeçote do motor incluem o fechamento do bloco do motor e o alojamento de válvulas. Ele também atua como elemento de condução de gases da combustão interna do motor. Além disso, o cabeçote possui uma outra grande importante função que é a distribuição do sistema de arrefecimento. Confira:
- Fechamento dos cilindros no bloco superior do motor: O cabeçote cria a vedação superior dos cilindros, permitindo que a compressão e os gases de combustão se mantenham dentro do cilindro durante o ciclo de trabalho do motor.
- Controle de fluxo de gases: O cabeçote possui os dutos de admissão e escape, através dos quais o ar/combustível entra no cilindro (admissão) e os gases de combustão são expulsos (escape). Ele também abriga as válvulas de admissão e escape, que abrem e fecham para controlar esse fluxo.
- Alojamento das válvulas: No cabeçote, estão localizadas as válvulas de admissão e escape, responsáveis por permitir a entrada de combustível/ ar e a saída dos gases de combustão.
- Distribuição do sistema de arrefecimento: O cabeçote também é parte do sistema de arrefecimento, permitindo a circulação do líquido de arrefecimento (água ou mistura de água e aditivo), que é bombeado para resfriar o motor, especialmente a área ao redor das câmaras de combustão.
A nossa loja de autopeças em Serra, ES – ZAP Auto Peças tem como foco atender à necessidade de cada cliente, oferecendo um portfólio diversificado, com peças para carros nacionais e importados, garantindo qualidade e satisfação do cliente, em todo o processo de compra em nossas unidades.
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Junta do cabeçote do motor: Qual a sua importância para a vedação do bloco superior?
A junta do cabeçote do motor é de fundamental importância para garantir a vedação (também chamada de selamento) dos fluidos como óleo ou líquido de arrefecimento que circulam pelos dutos de admissão e escape. Confira a seguir algumas das características da junta do cabeçote:
- Vedação contra o vazamento de óleos/fluídos de arrefecimento: A junta do cabeçote é uma peça que pode incluir ou não retentores/vedadores. Ela sela as tampas das válvulas e as junta do cárter.
- Vedação da câmara de combustão: A junta do cabeçote cria uma vedação ao redor da câmara de combustão para impedir que os gases de combustão escapem.
- Manutenção da pressão do sistema de arrefecimento: A junta do cabeçote ajuda a manter a pressão do líquido de arrefecimento (cerca de 13 a 22 psi) em níveis adequados, o que é necessário para que ele circule corretamente e resfrie o motor.
Qual o ciclo de manutenção e revisão do cabeçote do motor?
- Manutenção preventiva: Este tipo de manutenção do bloco do cabeçote do motor é realizada no mínimo a cada 40.000 km. Ela tem como principal função verificar vazamentos no cabeçote, inspecionar o sistema de arrefecimento e também verificar o sistema de lubrificação do automóvel.
- Manutenção periódica do motor: Ocorre a cada 100.00 km e é realizada a partir da revisão das válvulas e da inspeção da junta do cabeçote localizado no bloco superior do motor. Esta manutenção tem como objetivo realizar o reparo ou substituição da junta do cabeçote para evitar perdas de potência do automóvel, vazamentos ou consumo elevado de óleo e fluidos de arrefecimento.
- Revisão completa do cabeçote: As peças para motor localizadas no bloco superior do cabeçote também precisam de revisão completa e substituição devido ao desgaste a cada 150.000 km. Além disso, este tipo de manutenção realiza a desmontagem e limpeza do cabeçote, a inspeção de trincas e desgaste, a retífica do cabeçote, além da substituição dos componentes desgastados no bloco superior do motor.
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