Você Sabe Quando Realizar a Troca de Óleo?
O motor, entre outras peças de carro, são repletos de mecanismos e estruturas que atuam de maneira uniforme para o veículo ter um bom funcionamento. E para manter o automóvel em boa qualidade, a troca de óleo se torna um dos procedimentos fundamentais para garantir essa condição.
A troca de óleo é um dos procedimentos mais importantes na hora de falar sobre saúde do motor, que é a peça de carro que mais exige atenção e cuidados específicos. Na ZAP, loja de autopeças no Espírito Santo, você encontra diversas opções em motores.
A troca de óleo deve ser feita periodicamente para manter o motor em um estado adequado, e também deve ser feita de forma apropriada, seguindo as condições e orientações do fabricante para garantir um resultado mais eficiente. Quando a troca de óleo não é feita no prazo estipulado, algumas partes do motor podem ter dificuldades para se movimentar, aumentando o esforço e colocando em risco todas as outras peças de carro, e isso acontece justamente pelo óleo perder as suas propriedades e não atuar mais da forma esperada.
A ZAP, loja de autopeças no Espírito Santo, preparou para você, em seguida, algumas informações sobre o prazo para a realização da troca de óleo, e os tipos, destes, presentes no mercado.
Quais São os Tipos de Óleo
No mercado, há diversas opções de lubrificantes para você realizar a troca de óleo do motor do seu carro, produtos de grande importância para garantir a durabilidade das peças. Existem, pelo menos, três tipos disponíveis, sendo eles mineral ou sintético.
-
Óleos Minerais
Os óleos minerais são uma mistura de vários compostos derivados do petróleo, por se tratar de um material natural, são adicionados diversos compostos na sua composição, para deixar a sua estrutura mais constante e homogênea. Por sua fabricação ser muito mais simples do que o sintético, é o óleo mais acessível, mas com menor durabilidade, geralmente usado em carros mais antigos.
-
Óleos Sintéticos
Já os óleos sintéticos, estes são produzidos e manipulados artificialmente em laboratório, e, por isso, possuem características mais estáveis em sua composição. Se trata de um óleo mais caro, mas com durabilidade muito superior ao óleo mineral, bastante usado em carros mais modernos, pois ainda auxiliam na limpeza do motor, melhorando a sua performance.
-
Óleos Semissintéticos
Os óleos semissintéticos são basicamente uma mistura dos óleos sintéticos com os óleos minerais, e busca-se utilizar as melhores propriedades de cada um deles, buscando esse equilíbrio, ele também se torna disponível a um preço mais acessível. Num geral, esse óleo poderia substituir o óleo mineral, por ter mais qualidade e ainda possuir um custo mais baixo. E, caso a troca de óleo for realizada, é importante sempre dar uma atenção ao filtro de óleo, para não deteriorar nenhuma peça de carro.
Óleos Minerais
Óleos Sintéticos
Óleos Semissintéticos
Qual o Prazo Ideal Para Realizar a Troca de Óleo?
A troca de óleo não possui um prazo padrão para todos os veículos, vai depender inteiramente do uso que você fizer do carro, se ele é utilizado diariamente, se fica em altas temperaturas, se passa muito tempo em trânsitos caóticos, se precisa passar muito tempo parado com o motor ligado, ou irá depender da condição de outras peças de carro, são alguns exemplos de características a serem levadas em consideração, por alguns veículos terem esse uso mais severo no dia a dia.
Nestes, se faz recomendado que a troca de óleo seja feita a cada cinco mil quilômetros, mas se você dirigir mais em autoestradas ou marginais, que possuem um trajeto mais livre, e você não vai ficar tanto tempo parado com o motor ligado, o ideal é que a troca de óleo seja feita a cada dez mil quilômetros ou 12 meses. Mas tudo isso, também, vai depender do tipo de carro que você usa, se ele for mais antigo ou moderno, são mais alguns dos aspectos a serem analisados.
E, mesmo que você tenha rodado poucos quilômetros em 12 meses, fique atento! Nesse caso é recomendada a realização da troca de óleo dentro do prazo previsto, pois os óleos, assim como a maioria dos produtos, têm um prazo de validade e podem expirar.
Também é indicado toda vez que for realizada a troca de óleo, ser realizada juntamente a troca do filtro, que é outra peça de carro de grande importância, para garantir um melhor desempenho do motor do seu veículo.
Outro fator importante para ser levado em consideração na hora de realizar a troca de óleo, é o fator da viscosidade. Cada motor é produzido com características diferentes e, portanto, deve ser utilizado o lubrificante que é recomendado pelos fabricantes na hora da troca de óleo, e esse deve ser empregado por toda vida útil do motor.
O ideal é sempre seguir as recomendações que o fabricante ou montadora do carro indica, por se tratar de um produto testado e com o melhor rendimento para determinado motor, e para não correr o risco de usar algum lubrificante inadequado na hora da troca de óleo.
Revisões periódicas para verificar o nível de óleo também são de extrema importância para prevenir qualquer possível problema no motor tenha algum problema. Qualquer indício de problemas no motor, visite a ZAP Autopeças, nossa loja de autopeças no Espírito Santo, ou solicite um orçamento, e encontre a melhor solução para o seu veículo!